terça-feira, 24 de janeiro de 2012

direito inalienável à moradia?

"eu quero minha casa... esses desgraçados, malditos... deixar nós nessa situação, na rua... podia tá na minha casa. eu sou uma trabalhadora, cara, não sou vagabunda não... eu trabalho. agora tira nós e bota na rua... aí fica o negócio jogado lá, mais 30 anos jogado lá... pra botar os bonitão lá... os bonitão lá... não é? tô mentindo? pra botar os bonitão lá, os grandão". o depoimento emocionado de uma moradoras expulsas do bairro de pinheirinho, em são josé dos campos, resume bem a violência, o vazio, o desrespeito e a dolorida consciência de que não existe justiça para os pobres. faz parte desse curta, um bom apanhado de toda situação.



achou o tom meio panfletário? apelativo? azar do seu cinismo. isso aqui não é reportagem de tv que desqualifica manifestações populares usando termos como "baderna", "na área existiam traficantes" ou "cumpriu-se a ordem judicial", e colocam seus profissionais com absurdos coletes a prova de bala (balas? só as da polícia). claro que é editorializado, mas pelo menos toma claramente o partido de alguém (das vítimas, no caso) e não fica por aí arrotando objetividade ao esconder interesses próprios. 

achou que forçaram a barra ao falar dessas conexões psdbísticas? nada é por acaso (alô cracolândia! alô favela do moinho!), ainda mais quando tem muita grana em jogo, alguns bons amigos em lugares-chave, desinteresse histórico por políticas sociais, muitos braços fardados/armados e falta de caráter. 

encerro aqui com uma charge forte, mas necessária, de carlos latuff (não costumo gostar de seus trabalhos, apesar de termos visões políticas bem parecidas; é porque me lembra demais aquele espírito de centro acadêmico/pstu/psol e aí sinto uma preguiça; tenho meus limites). detalhe: no próprio domingo compartilhei essa charge no facebook e hoje, ao correr pelo mural para recuperar links de textos, vi que ela tinha sumido. coisas de mark zuckerberg.


p.s.: muita coisa foi escrita desde domingo, dia da invasão policial-executiva-judiciária no bairro, mas gostaria de colocar aqui links para a reportagem de felipe milanez e maíra kubik (carta capital) e as análises feitas por walter hupsel, paula miraglia, paulo moreira leite, raquel rolnik e leonardo sakamoto.

Nenhum comentário: