terça-feira, 31 de janeiro de 2012

humor experimental

uma das melhores coisas do facebook é acompanhar as postagens do cineasta carlos reichenbach. são links para filmes obscuros, esquecidos, terror, um pouco de sacanagem, comédias, dramas europeus, coisas brasileiras, de tudo um pouco. é uma festança de descobertas da pesada. hoje ele colocou um curta do ator peter sellers que eu nem fazia ideia da existência e escreveu isso aqui: "diz a lenda que peter sellers comprou uma cámara bolex 16mm e convidou seus amigos richard lester (que até aquele momento só havia trabalhado para a tv - depois viria a ficar famoso como "o diretor dos beatles") e spike mulligan para gravarem algumas gags visuais de humor surrealista. este é um filmeco feito por amigos e para amigos, filmado em dois domingos, ao custo de 70 libras (sellers tinha a fama de pão-duro). isso não impediu amos vogel de incluir o curta em seu livro film as subversive art".


o nome desse curta surreal de pouco mais de dez minutos é the running, jumping & standing still film (1960) e a direção ficou a cargo de richard lester, americano que foi viver na inglaterra em 1953 e que conheceu sellers em trabalhos na tv. o filme chegou a ser indicado ao oscar e fez algum sucesso cult na época, tanto que foi por causa dele que john lennon e paul mccartney convidaram lester para dirigir seus filmes os reis do iê iê iê (1964) e help! (1965). mas lester era mais um pau-pra-toda-obra que um "autor" e nas décadas que se seguiram dirigiu filmes ainda mais comerciais como os três mosqueteiros (1973), e sua sequência a vingança de milady (1974), superman 2 (1981) e superman 3 (1983). talvez seu melhor filme, além do primeiro que fez com os beatles, seja robin e marian (1976), com sean connery e audrey hepburn revisitando a lenda de robin hood.




não reconheceu peter sellers? é o fotógrafo (e também caçador). dois anos antes de atuar em lolita, de stanley kubrick, e três anos antes de se tornar conhecido globalmente como o inspetor clouseau da série pantera cor-de-rosa. ah, e se você quiser ter o curta em seu próprio disco rígido dá para baixar aqui.

Nenhum comentário: