sexta-feira, 5 de abril de 2013

mexidão #02

quase pegando o ritmo do mexidão. depois de pepe mujica e deste papa francisco, já rolaram joelma e distribuição de drogas no centro de são paulo. todos muito "polêmicos" e com recordes pessoais de curtidas no facebook e comentário malucos. vamoquevamo.

"o novo papa é tão humilde que faz a brincadeira do 'puxa meu dedo?' com os brothers e solta pum"

FRANCISCO I, SEU HUMILDÃO

Jorge Mario Bergoglio caiu dos céus para a Igreja Católica. Claro que por aqui alguns ficaram chateados com a escolha de um papa argentino, com destaque para o pessoal do Jornal Nacional e da Globo News, que parece que já tinham até gravado uma vinheta com o Galvão Bueno gritando “É Papaaa! É Papaaa!”. Paciência. A verdade é que Bergoglio, ou melhor Francisco I, atendeu as preces de uma igreja enfraquecida por décadas de afastamento de seus fieis. Qual o segredo? Seu estilo.

“O principal a se entender sobre Francisco I é que ele é um conservador populista, ao mesmo estilo de João Paulo II. É um homem de posições conservadoras fortes em questões de doutrina, mas com um toque popular. Prega em estações de trem, nas ruas. Vai até os bairros pobres para rezar. Não espera as pessoas irem até a igreja, vai até elas. Mas a mensagem é absolutamente conservadora. Ele opôs-se ao aborto, à lei do casamento homoafetivo”, explicou o jornalista argentino Horácio Verbitsky em entrevista ao Democracy Now.

Diretamente do Vaticano, Ilze Scamparini adora muito tudo isso e tem arrepios de prazer ao falar que o crucifixo de Francisco I é de aço e não de ouro, que usa transporte público, que recebeu uma camisa do seu time de futebol do coração (San Lorenzo) e que decidiu ficar nos aposentos simples da Casa Santa Marta e não no luxuoso apartamento papal. E dá voltas e volta sobre acusações que o atual papa denunciou colegas jesuítas que acabaram sendo sequestrados e torturados pela ditadura argentina.

"o novo papa é tão humilde que fez uma sessão de flexões depois de comer sozinho um ovo de 500g da cacau show"

Em sua primeira Missa do Crisma, Francisco I afirmou que a Igreja Católica e seus fieis precisam de “pastores com cheiro de ovelha”. Impossível prever se todo esse esforço trará novos frutos católicos nessa batalha de fés, mas certamente é melhor (ou menos pior) um papa que sorri que o outro que quando sorria parecia prestes a ordenar “Fogo!” a um pelotão de fuzilamento.

De qualquer forma, seu conservadorismo era esperado e foi um recado claro para a Argentina que aprovou leis descriminalizando o aborto e legalizando o casamento igualitário (sem falar que nossos vizinhos punem exemplarmente, diferente de nós, os cabeças de sua sangrenta ditadura). Tarde demais, Vaticano! O Estado é laico e por mais que prendam respiração e obstruam votações, a carroça da nossa civilização anda pra frente.

Humilde ou não, a figura do Papa se tornou peça de museu ou um Rei Momo que faz muito barulho por nada. E o Brasil, o país da internet moleque, criou o tumblr Papa Humildão para brincar com essa humildade que é mais fachada que qualquer outra coisa.

Nenhum comentário: