quarta-feira, 22 de julho de 2009

que nostalgia que nada

desde 3 sessions in a greenhouse (diginóis, 2006), o lucas santtana virou um dos artistas que tenho mais prazer em acompanhar. o curioso é que não me interessei pelos seus dois primeiros discos, eletro ben dodô (natasha, 2000) e parada de lucas (diginóis, 2003). na época ele me parecia um cruzamento de lenine com moska, era mais do mesmo. acho que ele mudou nos últimos anos e começou a ser ainda mais autoral e seguro. acho que mudei também. agora ele vem com o mavioso sem nostalgia (yb music/diginóis, 2009), disco de clima bom e tradição (voz e violão) turbinada. ele já vinha mostrando algumas músicas no site de seu selo, o diginóis, e foi nele que ouvi a linda "amor em jacumã" (protagonista do transversão #3). enfim, escrevi uma nota gorda lá no gafieiras. um trecho aqui.

O violão reprocessado vai do pop das autorais “Who can say which way” e “I can’t live far from my music” (com Arto Lindsay) até as delícias hippies setentistas de “Cira, Regina e Nana” e “Amor em Jacumã” (Dom Um Romão e Luiz Ramalho), esta a única não-inédita do disco (foi gravada originalmente no LP Hotmosphere, de 1976, do saudoso percussionista Dom Um). Tem espaço também para doces melancolias como as de “Night time in the backyard” e “Hold me in”, ambas compostas com Arto Lindsay, a sutil bossa baiana de “Cá pra nós” (com Ronei Jorge) ou o climão mata adentro de “Ripples of the water”, gravada numa noite em pleno Jardim Botânico carioca.

o resto tá lá no gafieiras. bem, o disco se espalhou pela rede com aquela rapidez habitual e pode ser encontrado em blogs como URBe (o bruno natal, aliás, escreveu o release do disco), um que tenha, original pinheiros style e eu ovo. disco indispensável em mais um ano ótimo pra música brasileira. duvida? ouça "cira, regina e nana".



e pra quem ainda não conhece o baiano-carioca aí vai uma breve e imagética retrospectiva. do disco 3 sessions in a greenhouse, de 2006, "tijolo a tijolo, dinheiro a dinheiro".



do disco parada de lucas, de 2003, a divertida "samba cubano" (plínio profeta e lucas santtana).



não achei absolutamente nada de eletro ben dodô, mas em compensação tem lucas se divertindo com noel rosa e "com que roupa" em um som brasil de 2007.

Nenhum comentário: