quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ei, joão! pega o gringo!

tem horas que a gente acha umas coisas e tudo faz sentido. pelo menos naquele momento. pelo menos pra si mesmo. tô aqui ouvindo o disco de estreia do figuraça joão do morro, do morro ao asfalto (independente, 2009), e me divertindo horrores com seu samba maroto, um tanto baiano, bastante desavergonhado. faixas como "ninguém segura", "sarará", "frentinha", "o avião" e a genial "lado b do jornalista" (tudo lá no myspace do pernambucano). aí encontrei o clipe da divertidíssima "eu não presto" (do refrão matador "eu não presto / não valho nada / eu sou do dia / sou da noitada / eu sou doidera / eu sou da cachorrada / só fica comigo se for mulher safada" e que tem participação do conde do brega). mais brasileiro e pop, impossível. ah, joão do morro tem outro clipe, é de "balaiagem", crônica debochada sobre questões capilares femininas.



também estou ouvindo bastante outro disco de estreia, sampleando deus e o mundo (independente, 2009), dos brasilienses do sacassaia (que disponibilizaram no site o disco para download gratuito). é música eletrônica, variada, mas profundamente brasileira e igualmente pop. outro tanto de músicas ótimas, tais como "ossoduro", "transmissão inclusiva", "gem jam" e "canibal". e por esses dias, a dupla (tony roballo e gardenel) lançou o fotoclipe de "pega o gringo", batidão crítico sobre a relação dos brasileiros com estrangeiros, certos clichês transnacionais, a imagem construída e refletida, etc. e tal.



pronto. mas aí, no mesmo dia - hoje - vejo o clipe dos suecos do maskinen (via thiago ney). nunca tinha ouvido falar dos eletro rappers afasi e frej larsson, mas a música "dansa med vapen" é quase toda cantada em português por marina ribatski (ex-bonde do rolê) e é um pancadão eletrônico bacana (produzido por johan hugo do radioclit). curioso é o clipe com os gringos sendo pegos e assassinados por uma tribo de canibais com armamentos saídos do cidade de deus (o título da música, aliás, significa "danças com armas"). quer dizer... é nozes.

Um comentário:

Anônimo disse...

nice post. thanks.