sábado, 10 de abril de 2010

transversão #32 + letra/música #14

tava aqui com carolina assistindo a um documentário nos extras do dvd o pirulito da ciência (ao vivo) (biscoito fino, 2010), e entre as muitas falas ótimas de tom zé apareceu um de seus poucos sucessos radiofônicos lá no ano de 1973, "se o caso é chorar" (tom zé e antônio "perna" fróes, do disco se o caso é chorar, lançado pela continental em 1972). carolina, que é grande fã do baiano, tinha esquecido dela e assim de bate-pronto a música entrou no seu rol de a-melhor-música-do-tom-zé-de-todos-os-tempos (junto com "qualquer bobagem", "augusta, angélica e consolação", "mã", "o amor é velho-menina" e "lua-gira-sol"; esqueci alguma, carolina?). aí fiquei pensando se tinha alguma regravação para fazer um transversão e fui lá no memória musical. a resposta foi: poucas. é curioso como tom zé não é muito regravado. talvez por suas músicas serem muito pessoais, e sua interpretação invariavelmente as eternizá-las; talvez porque as canções carregam um tanto de não-canções dentro delas, são estranhas, quebradas. enfim, tudo chute. certo mesmo é que "se o caso é chorar" foi regravada por um grupo chamado os caretas no mesmo ano que foi lançada (1972), pelo milton banana em 1973, pelo próprio tom zé em outras ocasiões ao vivo e por bete calligaris em 2002. e é isso. por enquanto, a original.



agora vamos com uma versão instrumental comandada pelo genial baterista milton banana no disco milton banana (odeon, 1973).

milton banana - se o caso é chorar by dafne47

dá pra ver aí como é daquelas canções que se sai muito bem tanto em letra quanto em música, mas não há como negar que a letra de "se o caso é chorar" é das melhores de sua lavra. confira.


se o caso é chorar
(tom zé e perna)

se o caso é chorar
te faço chorar
se o caso é sofrer
eu posso morrer de amor.

vestir toda minha dor
no seu traje mais azul
restando aos meus olhos
o dilema de rir ou chorar.

amor deixei sangrar meu peito
tanta dor, ninguém dá jeito.

amor deixei sangrar meu jeito
pra tanta dor
ninguém tem peito.
se o caso é chorar...

hoje quem paga sou eu
o remorso talvez
as estrelas do céu
também refletem na cama
de noite na lama
no fundo do copo
rever os amigos
me acompanha
o meu violão

o engraçado é que em um show de junho de 1990, e dividido com o violonista e compositor gereba (que saiu no disco independente cantando com a platéia), tom zé explica a letra dessa música, e que na verdade não tem nada de romântica (acho que não vou contar pra carolina essa parte). é uma brincadeira de colagem, um de seus processos preferidos de composição, e nesse balaio tem uma valsinha cantada por hebe camargo, chopin, tom jobim, antônio carlos & jocafi, erasmo carlos e rolling stones, entre outros. na agenda do samba & choro
tem a transcrição dessa explicação e aqui segue o áudio.

tom zé - se o caso é chorar 1990 by dafne47

p.s.: em novembro de 2009, dentro de uma série de shows idealizados por ronaldo evangelista, a doce lulina assinou mais um registro de "se o caso é chorar" (e tem foto do encontro de lulina e tom zé no twitpic do renato parada). segura.

Nenhum comentário: