domingo, 6 de junho de 2010

from palestina with love



quando assisti esse video aí, umas duas ou três semanas atrás via @vcunha, achei curioso e divertido (e não consegui saber quem fez, quando, pra onde). ontem lembrei dele e percebi mais uma vez como as coisas podem ganhar significados novos dia após dia. depois do ataque de israel ao comboio marítimo de ajuda humanitária para a faixa de gaza, o humor desse video pode se esvair, deixando apenas aquele cheiro de vingança no ar. mas acredito, acima de tudo, no diálogo e no humor e é isso que tem que prevalecer, junto com a vida. coloquei o video pra falar disso e também pra dar a minha singela cutucada nesse estado das coisas.

não é mais possível passar a mão na cabeça de um estado violento, autoritário, genocida e sem humor como israel - e para os melindrados de plantão, afirmar isso de israel não significa ser contra os judeus, muito pelo contrário (afinal, os judeus são os que mais fazem piada com suas próprias crenças e manias, por exemplo). e isso também não significa uma justificativa para atos terroristas de grupos palestinos/islâmicos. em outras palavras, não acredito em sanções internacionais, principalmente porque ajudam mais os extremistas de todos os lados, mas acho que tá mais que na hora de israel sofrer um belo bloqueio internacional. ou então surgirá do nada uma ninja-gata-palestina-vingativa e aí... bem, ela não parece muito de conversar.

p.s. 1: pouco antes do ataque à frota humanitária, elvis costello havia cancelado shows em israel. agora foi a vez dos pixies, klaxons e gorillaz desistirem de participar de um festival que iria acontecer agora, neste mês, em tel aviv.

p.s. 2: e o @marcelohessel, lá do omelete, esclareceu no twitter que essa sequência é do premiadíssimo filme intervenção divina (2002), de elia suleiman. já ouvi falar muito bem desse filme e depois dessas cenas geniais preciso assistí-lo.

Nenhum comentário: