quarta-feira, 23 de junho de 2010

transversão #34

seguindo em cuba, mas voltando no tempo, dámaso pérez prado (1916-1989) foi um compositor de inúmeros mambos de sucesso no mundo inteiro, principalmente na década de 1950. talvez o seu maior hit tenha sido "patricia", canção deliciosa lançada originalmente em 1958. no video abaixo tem o trecho de um filme com a versão original. o orgão na introdução e o ataque de metais latinos são inesquecíveis.



"patricia" ganhou inúmeras regravações no decorrer das décadas e em todo mundo, como por exemplo na jamaica com ike bennett & the crystalites em algum lugar da década de 1960. versão retirada diretamente do disco from chariot's vault - 16 rocksteady hits vol. 1, mais uma pedrada disponibilizada pelo you & me on a jamboree.



no brasil, o mambo foi gravado por gente como emilinha borba, raul de barros, waldir calmon, ivon cury e sylvio mazzuca. mas aqui a gente vai ouvir a gravação de caetano veloso no disco ao vivo omaggio a federico e giulietta (universal, 1999). ah, e a letra em português é de um tal alexandre bougert.



e pra encerrar, uma excelente versão instrumental criada pelo encontro dos guitarristas ry cooder e manuel galbán no disco mambo sinuendo (nonesuch records, 2003).



p.s.: mas qual o motivo de caetano ter colocado um mambo cubano em sua homenagem ao diretor federico fellini e sua mulher, a atriz giulieta masina? é que "patricia" teve papel fundamental na trilha do clássico a doce vida (1960). saca só. 




atualização em 15 de maio de 2011: não podia deixar de colocar essa versão feita para uma big band colegial de marimbas. o responsável é um tal de anders kirk pedersen, dinamarquês até onde sei.

Nenhum comentário: