quarta-feira, 23 de junho de 2010

todos estão surdos

em pouco mais de um ano de uso do twitter, poucas vezes me senti tão cansado como agora. quer dizer, todo mundo que usa a ferramenta com alguma frequência sabe que a quantidade diária de opiniões, mensagens desencontradas, telefones-sem-fio e erros pode ser avassaladora. principalmente quando um assunto domina a maioria das conversas, como é o atual caso “dunga x globo”.

algumas coisas me chamaram atenção nesse bafafá. desde que dunga insultou o jornalista alex escobar (sportv/tv globo) durante a coletiva após a vitória contra a costa do marfim no domingo passado (vídeo aqui) e que teve como primeira consequência um editorial bastante raivoso no fantástico (vídeo aqui), a opinião pública internáutica e tuitêra entrou em campo com heróis e vilões bem definidos. até então, constantemente criticado por público e imprensa por seu jeito carrancudo, muitas vezes abertamente grosseiro e refratário a críticas, dunga virou herói em questão de segundos “porque se voltou contra a toda poderosa globo”. mas se tem uma coisa certa nessa história é que não existem heróis, apesar de tanta torcida maniqueísta. o caso é de briga por poder e questões comerciais. não tem nada ideológico no bate-boca entre dunga e globo que vem se estendendo desde as eliminatórias. dunga não tem nada de davi, mesmo que a globo tenha algo de golias.

dunga é um recalcado de muitos anos. no excelente texto “o homem que ama odiar”, o jornalista aydano andré motta cravou a seguinte descrição: “em todos os lugares, na vitória, no empate e na derrota, [dunga] teve como companheiro o ódio difuso, dirigido a inimigos que só ele enxerga, e a quem vive para destruir” (o texto é do dia 18, portanto antes da bagunça). um tanto desse ódio pode ser explicado porque ele se sente rejeitado, sobretudo pela imprensa, por não ser celebrado (apesar de ser um vitorioso, vide copa de 1994) como outros jogadores brasileiros (que não ganharam nada, vide a geração de 1982) e ainda por cima ter dado nome a uma época de retranca e futebol feio (a “era dunga”, pós-1994). no curto e certeiro post “dunga x globo”, juca kfouri falou um pouco sobre isso, e bob fernandes deu mais detalhes sobre os bastidores desse complexo entrevero.

o fato do técnico não liberar exclusivas e nem privilégios a nenhuma emissora ou jornal é interessante e corajoso (talvez seja o único dado positivo de seu “mandato”). mas não é por isso que os veículos vão se contentar com o que é dado e nada mais justo que todos continuem buscando as exclusivas (por isso não acho nada absurdo que a globo tenha tentado conseguir entrevistas diretamente com ricardo teixeira, como afirma reportagem de maurício stycer, e que dunga tenha vetado em tempo recorde; é parte do jogo).

mas tenho certeza que se dunga tivesse xingado alguém da folha ou da bandeirantes ele teria sido execrado e não defendido pela opinião pública. agora, como foi a “toda e poderosa globo” o tiro saiu pela culatra (da globo) e o editorial lido por tadeu schmidt no fantástico despertou mais uma vez aquele conhecido sentimento anti-globo que existe desde a ditadura militar e que ganhou novos adeptos na década de 1980 (fruto do posicionamento da emissora frente a diretas já e a eleição de collor, por exemplo). agora já existe até um #diasemglobo. sono.

nesse caso, e é isso que me cansa (ou me entristece, sei lá), o twitter reflete mais uma vez aquele espírito histérico de linchamento, tão absurdamente humano, e um jeito cego de torcedor, tão profundamente brasileiro (e que tanto tem contaminado a nossa política). é preciso ser, antes de qualquer coisa, contra algo. para só depois, talvez, ser a favor.

dunga está errado. insultou covardemente e sem motivo um jornalista que estava ali a trabalho (e olha que o jornalismo esportivo brasileiro é um dos mais bonzinhos, mais chapa-branca, entre todos os jornalimos nacionais, mas isso é outra história). dunga não é um vingador. é apenas um rancoroso com tiques populistas de auto-ajuda. a globo não é, nunca foi, e nunca será santa (como qualquer corporação), mas tem lá seu direito de reclamar por acesso (como qualquer outro veículo), afinal gastaram uma nota com direitos de transmissão, tecnologia e pessoal. se o dunga acha que isso atrapalha os jogadores e decide limitar as entrevistas, tá certo, tá no seu direito, e a globo tem que engolir. mas não me venham com esse papinho mirim de dunga-herói e globo-vilã. quer criticar a globo? motivos (reais) não faltam.

então, bola pro mato que o jogo é de campeonato.

p.s. 1: agradecimentos especiais a humberto peron e luís alberto nogueira pelas boas e reveladoras conversas sobre o assunto. afinal, são eles que realmente entendem de futebol. eu só dou uns chutes.


p.s. 2: problemas aqui no blog me fizeram ter que republicar essa postagem e no meio do caminho os comentários que estavam na janela se perderam. consegui recuperá-los e seguem abaixo.

corinthiano - Eu já acho que o Dunga fez muitas coisas certas e a única errada é o seu "jeito" de tratar a imprensa em geral (apesar de amar o que ele tem feito a Globo).

anônimo - Engraçado é ver os vídeos que estão no Youtube mostrando o "trabalho" dos ditos jornalistas da SporTV, comentando apenas os erros de português do Dunga. Não seria melhor a Grobo contratar o professor Pasquale, então? Outra: problemas com a Grobo sempre são discussões ideológicas, já que a emissora não cobre os eventos, edita-os para mostrar o que quer.

paulo almeida prado - "o fato do técnico não liberar exclusivas e nem privilégios a nenhuma emissora ou jornal é interessante e corajoso (talvez seja o único dado positivo de seu “mandato”)." vc esqueceu que até agora, ele ganhou simplesmente TUDO que disputou como técnico da seleção? não to defendendo o Dunga não, mas já acho absurdo falar que o cara não fez nada de útil.

vagner "ligeiro" - Há 3 correntes: Os contra a Globo, Os contra o Dunga e Os contra os twitteiros reclamões. =p Briga vai, briga vem, os cães ladram e a a caravana passa. Dunga ainda é técnico e a Globo continua com sua gigantesca (?) audiência. E cá entre nós, concordo numa coisa: o twitter virou um setor para malhação de Judas no Brasil. Quer malhar alguém? Jogue no Trend Topics e deixem eles cairem. =p No final, essa briga toda só deu audiência para um monte de gente, e enquanto isso as pessoas só se unem para este tipo de coisa, ao invés de se unirem e botar os políticos ladrões na rua ou punir os criminosos que roubam os outros.

m.f. - Ótimo texto! Concordo com praticamente tudo. A parte final principalmente: motivos (reais!) pra criticar a Globo não faltam, né? Mas criticar pelo motivo errado é complicado. E o espírito de manada no Brasil (aliado ao Twitter) acaba fazendo do assunto um popular "trending topic" enquanto existe tanta coisa mais importante a ser falada...

luma rosa - O técnico não liberou exclusivas e nem privilégios a nenhuma emissora ou jornal. Certo. E porque o Dunga iria se dirigir exclusivamente a um jornalista global na coletiva? Concordo quando afirma que a repercusão não seria a mesma se fosse escolhido outro repórter, de outra emissora e o Dunga, por mais 'burro' que ele possa parecer, pode ter sido bem assessorado neste episódio, afinal, foi desviado todo o foco 'da seleção'. Tudo premeditado para preservá-la. Um circo! E nós caímos de patinhos!! Não se fala da seleção, só se fala do Dunga!

paulo santoro - Penso diferente: http://beneficio-da-duvida.blogspot.com/2010/06/dunga-x-globo.html

anônimo - A seleção brasileira é formada por jogadores que atuam na europa, logo se a globo estivesse interessada na seleção cobriria com destaques / chamadas os campeonatos europeus. Mas que nada, somente esse ano ao comprar os direitos da EURO é que foi falar algo [e nada de pré-copa, foi uma ação para evitar o crescimento da Record]. Logo entendo que a Globo colhe o que planta, ou seja, ela não esta preocupada com o produto futebol e o futebol tbm não está mui preocupado com a Globo. Problema maior será qdo o preço dos direitos da copa forem tão grandes que nem ela conseguirá bancar [dentro em breve].

comfelelimao - Concordo totalmente, e é importante essa "tendência linchadora" do twitter. Este movimento vai aumentar com a aproximação das eleições.

silvana - Perfeito! Parabéns pela clareza, lucidez e inteligëncia do texto!

bruno - Foi o twitter que possibilitou a leitura do texto acima. Além disso mostra como as pessoas tendem a se comportar qunado estão à vontade - os pontos que precisam de mudança ficam bem expostos. concordo plenamente com a ideia central do texto.

p.s. 3: muita coisa aconteceu depois desse jogo com a costa do marfim. houve um empate feio e sem gols com o portugal, mas o brasil passou para as oitavas e jogou muito bem contra o chile (3 a 0). dunga pareceu mais leve nas coletivas posteriores e a imprensa deu uma trégua. mas hoje, dia 2 de julho, depois de um ótimo primeiro tempo, o brasil se perdeu em campo e foi supreendido pela holanda que virou o jogo, ganhou de 2 a 1, e nos eliminou. nas quartas-de-final. todas as críticas à falta de criatividade do meio de campo brasileiro (e ao banco de reservas sem opções e a um felipe melo invariavelmente desequilibrado) se mostraram cruelmente verdadeiras. dunga já declarou que não é mais técnico, mas duvido que ele tenha aprendido alguma coisa. será que pelo menos nós aprendemos?

Nenhum comentário: