domingo, 9 de outubro de 2011

domingueira nederhop

na eurotrip da vez foi em amsterdam - de novo, porque ano passado foi lá que descobri stromae - que conheci música nova. e rap, mais uma vez. foi em uma das poucas vezes na viagem que liguei a tv e de repente aparecem uns maninhos locais andando por um parque (imagino que seja o vondelpark), moças bonitas aparecendo sensuais e um quê de violão brasileiro sampleado. depois descobri que o que foi sampleado pelo quarteto flinke namen (algo como "grandes nomes") foi "y dejá", música cubana numa versão latino-brasileira por willie collón e ruben bladés no disco canciones del solar de los aburridos (fania, 1981).

mas enfim, o flow em holandês funciona (nunca tinha ouvido rap nessa língua, também conhecido como "nederhop"), "als zij langs loopt" é uma baita música boa (e é de 2009), só que a turma formada por sef, fit, murth e o dj the flexican não deixa o video ser incorporada em blogues (ouça/veja aqui). azar! porquê nessas acabei achando outros artistas da cena rapper batava. saca só.



porra, o lourinho faberyayo manda muito bem, essa "uniform" é foda e abre uma mixtape que fez em parceria com o produtor vic crézee lançada ano passado. het grote gedoe, aliás, está para download gratuito desde então. ok. vamos então a um segundo exemplo do rap dos canais, e igualmente com batidas mais rápidas e contemporâneas que as do flinke namen.



são dois caras os que rimam, certo? o primeiro é o jayh e o segundo é adje. o produtor é o reverse. e essa sonzera de batida forte se chama "fock wachten" (também é de 2010). pois é, um outro mundo a se descobrir (e o pessoal produz e disponibiliza mixtapes gratuitamente com bastante rapidez). simbora.

Nenhum comentário: