sábado, 29 de outubro de 2011

yahoo #17

tenho uma queda por concurso de miss, quem me conhece sabe. quer dizer, eu e carolina. não consigo imaginar assistir um concursos desses sem a companhia dela, rindo junto, comentando junto. na boa, se a bandeirantes quisesse realmente divertir o espectador precisava nos contratar. seríamos a versão gonzo do casal william bonner e fátima bernardes. esse texto para o yahoo foi sobre outros dois concursos, um de bumbum que ainda está rolando e outro de travestis que aconteceu no início do mês. coisas impagáveis e profundamente brasileiras. no mais, lá no ultrapop tem texto novo: "classe econômica, ida e volta", sobre viagens e o que a gente pode aprender nelas.

ess'aqui sou eu, te juro!

MISS DE TUDO UM POUCO

Quando em maio de 2009 escrevi, meio que de brincadeira, um texto sobre a transmissão do Miss Brasil não imaginaria que dois anos depois o Brasil seria, pela primeira vez na história, o palco do Miss Universo. A coisa toda virou assunto quente nas redes sociais, e não só aqui, já que os venezuelanos ficaram tão fulos da vida com a derrota de sua candidata (a bela angolana saiu vitoriosa) que xingaram muito no twitter dizendo que foram roubados. O tal glamour de eras passadas não voltou e nem voltará, mas como tudo é negócio e os negócios não podem parar, e ainda precisam se diversificar, os concursos de beleza estão de novo “na moda”.

O problema é quando a grana maquia demais o absurdo e a divertida cafonice da competição. Como é produzido nos Estados Unidos, o Miss Universo já está devidamente domado. Não existe espaço para o mico acontecer. E o Miss Brasil está indo pelo mesmo caminho. Nessas é a diversão que sai perdendo.

Sorte dos bem humorados(as) que outros concursos de miss ainda mantém aquela aura de loucura, tanto que dois viraram notícias recentemente exatamente por acontecimentos sem pé nem cabeça. No Miss Bumbum, a candidata do Maranhão fez questão de provar com uma radiografia que seus glúteos não possuem nenhum tipo de prótese (o que a desclassificaria). Já na terceira edição do Miss Gay de Bom Jesus, cidade do Rio Grande do Norte, a final que aconteceu agora em 8 de outubro viu tabefes, artes marciais e uma espetacular virada de mesa.




“Vamos ser finas, gente!”, grita uma travesti descabelada após todo o sururu. É que Jamily, que logo no início do vídeo recebe contrariada a notícia que pegou o terceiro lugar, e uma amiga concorrente colocaram a derrota na conta da drag-inimiga Pietra Ferrari, que estava lá para entregar o grande prêmio (talvez também fosse jurada). A bagunça em cima do palco acabou forçando a organização a escolher o primeiro lugar através do voto (grito) popular. E quem ganhou foi a briguenta! Quer dizer, caos total.

Outro tanto de caos permeava o e-mail da assessoria de imprensa do Miss Bumbum. Senão vejamos: “Depois de ter sido acusada por outras participantes do concurso Miss Bumbum Brasil de ter prótese no glúteo, a candidata pelo estado do Maranhão, Gracielle Carvalho, apresentou uma foto de uma radiografia que comprova não ter implantes. (...) ‘Vou esfregar o resultado na cara de quem me acusou. Meu bumbum é resultado de muita malhação, dieta, disciplina e dedicação! Querem me destruir. Silicone, só nos seios: coloquei 520 ml em cada um’, revela”.

Em anexo, fotos de Gracielle (que na verdade é paulista) empinando orgulhosa seu atributos naturais ao lado de um raio X muito mais revelador do que ela pretendia. E todo esse quiprocó para ganhar suados 5 mil reais lá em dezembro (a votação é pela internet no site oficial).

Bumbuns nacionais ou travestis no Rio Grande do Norte, não importa, tudo isso é muito de verdade e a graça está nesse jeito meio mambembe, e absurdamente autoconfiante, de querer ser a mais bonita. Eventos assim sempre me fazem lembrar de “Miss Suéter”, um dos muitos clássicos da parceria de João Bosco e Aldir Blanc: “Eu conheço uma assim / Uma dessas mulheres / Que um homem não esquece / Ex-atriz de TV / Hoje é escriturária do INPS / E que, dia atrás / Venceu lá no concurso de Miss Suéter”. Toda mulher, e todo travesti, tem o direito de ser miss qualquer coisa.


Nenhum comentário: