terça-feira, 25 de outubro de 2011

jamaica entre nós

tenho uma história com o bid, não vou negar. um dos dois textos que fiz pra folha de s. paulo foi sobre bambas & biritas vol. 1 (mcd, 2005), tirei uma fotos da turma e uma delas foi publicada no jornal por ocasião do show de lançamento e, por acaso, acabei escrevendo um release do mesmo. então foi com muita curiosidade que acompanhei as primeiras notícias sobre bambas dois (soul city/natura/universal, 2011) há uns dois anos atrás. mais curioso fiquei ao saber, e isso já foi nesse ano, que no lugar do samba e do soul entrariam o reggae e o forró (e o disco que bid produziu para chico césar em 2008, o ótimo francisco, forró y frevo, tem papel fundamental nessa história).



e lá no canal do bamba dois no youtube tem mais uma porrada de videos sobre as gravações na jamaica. mas olha, sem mais delongas, ouça o disco e tire suas próprias conclusões.

BAMBAS DOIS by Bambas2

é claro que bambas dois tem muito mais que reggae e forró. tem dub, maracatu, ragga, xote e um frescor de misturas muito intensas e quase todas inéditas (e o disco tem apenas uma regravação, "something", de george harrison). é disco de produtor atento, aberto, cheio de camadas e sutilezas. agora, pelo seu caráter fragmentário e cheio de convidados, bambas dois correrá o mesmo risco de bambas & biritas: será extremamente difícil divulgá-lo em shows. mas isso é outra história. o lance agora é curtir.



ah, e essa faixa que ganhou o primeiro clipe, "only jah love", recebeu um tratamento dubstep em remix assinado por felipe wrechiski. peguei lá do site oficial do disco e coloquei aqui pro serviço ficar completo.

BiD (Bambas Dois) - ONLY JAH LOVE (Felipe Wrechiski Dub Mix) by dafnesampaio4


uma pena que o blogger limite a quantidade de tags, mas faço questão de colocar aqui um pouco mais desse timaço de músicos reunidos no disco: the heptones, jah marcus, kymani marley, oku onuora, ernest ranglin, luciano, i wayne, queen ifrica, joey altruda, daniel ganjaman, dengue, lúcio maia, zé pitoco, marcelo cabral, bi ribeiro, gilmar bolla 8, marlon sette, tiquinho, adriano magoo, as negresko sis (céu, thalma de freitas e anelis), bruno buarque, james muller e felipe pinaud.

p.s.: poxa, esqueci de mencionar gilberto gil, o pioneiro nesse cruzamento nordeste/jamaica desde os anos 1970 e que sintetizou muito bem todos esses sons no disco kaya n'gan daya (warner, 2002).

Nenhum comentário: