domingo, 15 de agosto de 2010

o desenvolvimento pede riscos

a história é mais ou menos essa. bróder dos tempos da sociais-usp, paulo arthur malvasi (paulão, o malvado, figura lendária nas cercanias de atibaia e bragança paulista, professor e antropólogo) conheceu a cineasta suzana amaral e bateu uma vontade de produzir algo em parceria. veio a ideia de um curso sobre documentários. pronto. e a luz se fez, porque, afinal, é o fechamento de um ciclo, uma volta às raízes. mais conhecida por seus filmes ficcionais - os belos a hora da estrela (1985) e uma vida em segredo (2001), e até o pouco visto, eu mesmo não vi, hotel atlântico (2009) -, suzana produziu muitos documentários, principalmente para a tv cultura, durante a década de 1970. é dessa sua experiência/vivência que nasceu o curso "cinema documental", que começa lá em 19 de março de 2011 no centro cultural o barco. como documentário é um dos assuntos preferidos da casa, o serviço é completo e logo abaixo segue o release do curso e contatos para inscrição. nem é preciso dizer, mas não custa nada frisar: parada altamente recomendável.

cena de titicut follies, clássicaço incontornável de frederick wiseman

"Cinema Documental - O Mito do Documentário (Módulo I)", um curso de Suzana Amaral

O cinema-documentário é um campo em expansão. Cresce a demanda por documentários, aumentando as oportunidades de trabalho para os que sabem como fazer ou supervisionar a sua produção. Este curso desenvolve o potencial de cada um como autor para conhecer e fazer documentários com paixão. Nas aulas serão projetados e analisados filmes importantes, que formaram e modificaram o processo de desenvolvimento do Panorama Documental, desenvolvendo nos participantes a possibilidade de conhecer os pontos de vista dos grandes documentaristas. Com isso, compreenderão e poderão desenvolver, com criatividade e conhecimento, os vários formatos, estruturas e estilos, contribuindo concretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um e de seus futuros projetos.

Objetivos do curso

- Examinar e refletir sobre a estética dos filmes, os gêneros, estilos para assim poder relacioná-los com suas visões pessoais.

- Compreender as diferentes filosofias dos documentários, suas narrativas e os objetivos de cada um deles para relacioná-los com a cultura dominante e o espírito do Tempo de sua realizações.

- Analisar os vários modos de realização dos filmes que serão projetados.

- Mostrar como a Ética e o ponto de vista afetam as decisões sobre os resultados ,o estilo e a estrutura dos documentários.


> O curso
As aulas participativas serão quinzenais, aos sábados, das 13h30 às 18h30. Local: Centro Cultural O Barco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo)

p.s.: para ilustrar a matéria achei esse video feito em 2009 no qual suzana fala sobre hotel atlântico e seu processo de adaptação de uma matéria prima literária (todos os seus filmes ficcionais são baseados em livros) para o cinema. entre outras coisas. ah, e o título desse post é inspirado numa fala dela no video abaixo que é do excelente canal de entrevistas da saraiva conteúdo.

Nenhum comentário: