quinta-feira, 19 de agosto de 2010

a música perdida do cambodja

outro documentário imperdível chegando na praça. don't think i've forgotten (cambodia's lost rock and roll) (2010) trata de uma das muitas vítimas da ditadura genocida do khmer vermelho naquele país do sudeste asiático: o rock. existia uma cena musical efervescente durante a década de 1960, mas a guerra do vietnã ali do lado e um consequente bombardeio americano ao país (porque existiam vietcongues que entravam pela floresta) levaram ao poder o "comunista" pol pot. nada mais foi o mesmo e cerca de 3 milhões de pessoas (1/3 da população) foram assassinadas, a maioria monges, professores, médicos e artistas. o longa é de john pirozzi, que já havia visitado o cambodja para filmar sleepwalking through the mekong (2007), um documentário que acompanhou a primeira turnê da banda americana dengue fever por lá (a vocalista chhom nimol é local).



e enquanto o documentário não chega por aqui (cinema? duvido. dvd? duvido. torrent? yeah) vale e muito conhecer algumas músicas que sobreviveram ao genocídio. baixei no blog id reverberations o disco cambodian rocks (parallel world records, 1996) que tem gente da pesada como ros sereysothea, liev tuk, yol aularong e sinn sisamouth, em músicas gravadas entre 1967 e 1971. dá pra baixar aqui.

elasticidade em três acordes

p.s. em 16 de dezembro de 2010: falando em música do cambodja acabei encontrando na grande floresta de possibilidades musicais do la blogotheque um video muito bacana - mais documentário que musical - protagonizado por kong nay, o "ray charles do cambodja". a história desse video está aqui, mas o principal você pode assistir logo mais...

Take Away Show #111 _ KONG NAY from La Blogotheque on Vimeo


Nenhum comentário: