quinta-feira, 29 de outubro de 2009

letra/música #3

ederaldo gentil é baiano da turma de batatinha e riachão. também é autor de um dos sambas mais belos e tristes de todos os tempos, "o ouro e a madeira", mas vou colocar aqui uma outra composição sua que conheci faz pouco tempo. foi no som barato que me deparei com identidade (nosso som gravações e produções, 1983), um de seus raros discos, e sua maviosa faixa-título. crítica social e melancolia em doses cortantes.

identidade
(ederaldo gentil)

05342635 é o meu número, meu nome
minha identidade
mínimo salário é meu ordenado
12 horas de trabalho, que felicidade
que felicidade

acordo sem dormir
faço pelo sinal
ouço o radinho de pilha
pra saber do horário
preparo quase nada
e levo na marmita
vou dependurado e os sinais fechando
chego atrasado, é cortado o dia
são tanto os descontos
que nem mesmo sei
me falam de vantagens que eu jamais ganhei

é o inps, fgts
irss, o seguro e o pis
com 30 de trabalho
estou aposentado
e com mais de 70
eu penso em ser feliz

Ederaldo Gentil - Identidade by dafnesampaio

atualização: ederaldo gentil morreu em 30 de março de 2012, uma sexta-feira. tinha 68 anos.

Nenhum comentário: