domingo, 23 de maio de 2010

domingueira



o maluco aí é o afroman e a música se chama "because i got high", diretamente da trilha daquela comédia infame do kevin smith, jay and silent bob strike back (2001). tô colocando essa música porque hoje acontecerá, na marquise do parque do ibirapuera às 14h, a marcha da maconha em são paulo (após dois anos de justiça e polícia proibindo). vou dar um pulo lá com o bróder @mauriciofiore para sacar o movimento, mas principalmente porque está mais que na hora dessa discussão sobre as drogas avançar. e quando digo avançar penso em legalização, porque drogas são assunto para saúde pública, como cigarros e bebidas, e não segurança pública. a discussão é complexa e ainda levará alguns anos para a sociedade amadurecer nesse ponto, mas temos que começar de algum jeito. acabar com a demagogia é uma maneira. imaginem que em uma banca de revistas 24h de um bairro de classe alta paulistana são vendidos estranhos objetos cromados. uma caveira ostentando uma coroa, por exemplo. aí pergunto para o funcionário da banca que diabos é aquilo. a resposta vem calma e objetiva: "é um dixavador e custa 60 reais". claro que em
higienópolis a polícia não vai parar e encher de porrada o maninho que comprou o dixavador de 60 reais. não vão fechar a banca também. mas é que lá pode, o pessoal tem grana, forma opinião. quer dizer, não dá mais para esse assunto ser tratado com 4 pesos e 6 medidas. enfim, me alonguei e o mauricio foi bem direto ao ponto lá no twitter: "importante: a marcha não é para fumar, nem só para quem fuma maconha. domingo, 14h, na marquise, se luta pelo direito de lutar por mudanças!".

p.s.: acho meio estranho o nome "marcha da maconha" (meu problema com esses termos militares), principalmente acontecendo no parque do ibirapuera, que tá mais pr'uma "caminhada da maconha" ou "passeiozinho da maconha", afinal fica tudo dentro do parque, não sai pra rua e nem atinge mais pessoas (como foi em muitas cidades e, mais recentemente, no rio de janeiro - olha o vídeo abaixo do camarada bruno natal).

Nenhum comentário: