quarta-feira, 26 de maio de 2010

tony tornado, 80 anos

um dos caras mais importantes da black music nacional, tony tornado lançou apenas dois discos. poderia ter sido mais, muito mais, porém a ditadura militar (e uma grande parte da sociedade) não viu com bons olhos o movimento negro brasileiro que vinha surgindo na virada da década de 1960 pra 70. tornado foi uma das vítimas após o sucesso de "br-3" (antônio adolfo e tibério gaspar) no 5º festival internacional da canção (1970), bem como erlon chaves e wilson simonal, entre outros. e foi aí que o orgulhoso cantor virou ator em filmes, novelas e programas humorísticos, quase sempre na tv globo. mas deixou pra posteridade os impressionantes (e atuais e indispensáveis) discos toni tornado (odeon, 1971) e toni tornado (odeon, 1972), no qual gravou pedradas do naipe de "br-3", "uma vida" (dom salvador e arnoldo medeiros), "papai, não foi esse o mundo que você falou" (roberto carlos e erasmo carlos), "o jornaleiro" (major e toni tornado), "podes crer, amizade" (major e toni tornado), "uma idéia" (marcos valle e paulo sérgio valle), "bochechuda" (toni tornado) e "eu tenho um som novo" (toni tornado), todas com arranjos do mestre dom salvador.

queria deixar aqui registrado um grande salve pra esse cara cuja importância na cultura nacional ainda é muito subestimada (fora que, parodiando nelson rodrigues, 80 anos não são 80 dias). então fui procurar algum video do grande tornado lá na década de 1970 e achei esse divertido quadro no programa dos trapalhões. no cruzamento de informações vi que o video é de 1977 e, pelo jeito, essa música ("black esperto") nunca foi gravada (talvez fosse uma tentativa de voltar a cantar aproveitando a febre disco).



p.s.: na página original do youtube um dos comentários diz que esse dançarino (ligeirinho) foi um dos maiores da cena black carioca setentista.

Nenhum comentário: