terça-feira, 13 de abril de 2010

o pampa é folk

tem uns dois anos que conheci buenos aires. apenas cinco dias muito quentes em um início de janeiro, mas posso dizer que foram cinco dias transformadores, principalmente porque não imaginei que fosse gostar tanto da cidade e que tivesse, por inúmeras vezes durante esse tempo, tanta vontade de voltar. acho que me lembrou são paulo, pois apesar de ser muito mais arborizada e plana é uma cidade de belezas escondidas, urbanas e humanas. depois disso passei a ver a argentina de outra forma - e como não ligo muito pra futebol, foi fácil. bem, teve também uma grande amiga, a gabriela, que casou com um argentino (joaquin, gente boníssima) e se mandou pra terra dele, neuquén, mas isso é outra história.

a real é que o bichinho porteño voltou a me morder recentemente ao ouvir o belíssimo disco délibáb (núcleo contemporâneo, 2010), no qual vitor ramil musicou poemas de jorge luis borges (1899-1986) e do seu conterrâneo gaúcho joão da cunha vargas (1900-1980). disco foda de bonito e triste, e desde já um dos melhores do ano, délibáb é ponte estreita entre essas milongas pampeiras, brasil e argentina, e foi todo gravado em buenos aires. ramil canta e toca violão acompanhado de outro violonista, o argentino carlos moscardini, em disco de 12 faixas divididas irmanamente entre os dois países. detalhe: o cd vem junto com um dvd que traz um bom documentário de pouco mais de 1 hora sobre o projeto e os bastidores da gravação, e ainda dois clipes; "querência", sob poema de joão da cunha vargas, é um deles (essa música não está no cd).



seguindo nesses cruzamentos virtuais volto a me deparar com buenos aires em vídeo estrelado por hélio flanders. o líder do vanguart esteve na cidade participando como convidado de um show da dupla arthur de faria e mauricio pereira. este show, aliás, contou também com uma canja que dará o que falar quando chegar por essas bandas no segundo semestre. é a surdomundo imposible orchestra, "a primeira banda totalmente mercosulista" segundo o idealizador e gaúcho arthur de faria, que ainda traz como integrantes dois outros brasileiros (maurício pereira e caíto marcondes), dois uruguaios (martin buscaglia e osvaldo fattoruso) e dois argentinos (ignacio varchausky e martin sued). mas volto a flanders que gravou esse video bacana para o pessoal do indiefolks em um estiloso estacionamento porteño. a música é uma das novas do vanguart e se chama "a patinha da garça" (hélio flanders, julio nhanhá e reginaldo lincoln).



moral da história: o tal do folk pode estar em muitos lugares e línguas.

e como faixa bônus desse diálogo brasil-argentina, uma outra música do disco délibáb, a doída "milonga de manuel flores", sob poema de jorge luis borges. essa música está no dvd e também no cd.



p.s.: tinha esquecido de frisar a importância de arthur de faria nessa interação entre brasil e argentina. o gaúcho é certamente a figura mais atuante nessa engenharia cultural mercosulista. esqueci também de costurar mais apertadamente certas ligações de arthur com o blog e os amigos flanders e ramil: o primeiro post do esforçado foi uma reportagem que fiz com ele para a folha de são paulo, ele participou do primeiro dvd de hélio flanders & cia, multishow registro - vanguart (universal, 2009), e que também virou reportagem minha pra monet, e lá no gafieiras o gaúcho falou sobre o vanguart. e o ramil? bem, o arthur mandou um email avisando que no dia 15 de abril, quinta, tem estreia de délibáb em são paulo, no sesc pompéia. diz arthur: "eu recomendo com ênfase. qualquer tentativa de entendimento do que é pertencer a estes suis aqui passa pelo ramil. ao menos pra mim".

Um comentário:

Anônimo disse...

increible el video de helio en el parking!! increible canción tb!!!