provavelmente uma das músicas mais conhecidas da história do jazz, "cantaloupe island" foi escrita pelo pianista herbie hancock e lançada em seu quarto disco, empyrean isles (blue note, 1964). muita gente a regravou, jazzisticamente falando, mas sua fama foi turbinada no início da década de 1990 quando o grupo us3 a sampleou no hit "cantaloop (flip fantasia)". nada disso será ouvido nessa edição especial do tranversão que vem com quatro regravações que colocarei aqui em ordem cronológica. a primeira "cantaloupe island" traz a assinatura de pucho & his latin soul brothers e foi registrada no disco tough! (prestige, 1966).
a próxima é diferentona e fiquei conhecendo após dica do mano edson franco (corja). é de um quinteto vocal de irmãs filipinas (?!), o the third wave, e tá no disco here and now (mps, 1969), que teve arranjos e regência de george duke.
agora é brasil-sil com uma versão assinada pelo mestre osmar milito. o pianista que vem sendo relembrado e celebrado mundo afora, depois de décadas de silêncio, está voltando a fazer shows. sua "cantaloupe island" tá no excelente disco e deixa o relógio andar! (rge, 1971).
e pra encerrar mantendo a cabeça atenta ao reggae uma versão assinada pelo grupo jazz jamaica, liderado pelo baixista gary crosby e que ainda é formado por figuras célebres como rico rodriguez (trombone) e courtney pine (sax soprano). é do disco the jamaican beat (toshiba/emi, 1994).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário