sábado, 30 de julho de 2011

iara, elsie e carmen

uma coisa puxa a outra. se na vida já é assim, imagina na internet. ontem assisti a um video sensacional postado e protagonizado por iara rennó. filmado no domingo passado em los angeles, "from elsie houston to carmen miranda by iara rennó" acompanha a paulistana batucando em si e cantando "cadê minha pomba rola?" em meio a bagunça de turistas na calçada estrelada de hollywood. essa música foi gravada por elsie em 1930 e no fim do video iara e elsie encontram carmen. olha/escuta só.

From Elsie Houston to Carmen Miranda by Iara Rennó from MOCHILLA

elsie houston? nunca tinha ouvido falar dessa errática contemporânea de carmen nascida em 1902 (sete anos mais velha que a pequena notável). filha de um dentista americano com uma carioca descendente de portugueses da ilha da madeira, elsie se especializou em canto lírico e isso pode explicar meu desconhecimento. descobri então que durante os anos 1920 a morena ficou amiga dos modernistas (mário de andrade, tarsila do amaral, oswald de andrade, etc.) e fez alguma fama na europa. em 1927, na cidade de paris, conheceu e se casou com o poeta surrealista benjamin péret e dois anos depois o casal fixou residência no brasil. daí que os dois anos seguintes foram de profunda imersão, principalmente em viagens, de elsie e benjamin em nossa cultura regional, mas sempre com enfâse na afro-brasileira. em 1930, elsie houston gravou uma série de 78 rotações. "cadê minha pomba rola?" estava entre esses registros (achei aqui).

Elsie Houston - Cadê minha pomba rola by dafnesampaio4

em 1931 tudo muda para elsie e benjamin com o fortalecimento da histeria anti-comunista comandada pelo recém-todo-poderoso getúlio vargas. os dois se mandam para frança e o casamento vai se esfacelando até o fim em 1936. um ano depois ela se muda para nova york e a vida segue aos trancos e barrancos até seu suicídio em 20 de fevereiro de 1943. em 1942, elsie esteve nesse curta parte da boa e velha "política da boa vizinhança". uma soprano perdida em uma macumba para turista ver, emulando uma tal de carmen miranda que havia chegado com muito sucesso nos estados unidos em 1939.



impressionante os paralelos biográficos de elsie com a portuguesa-carioca que ganhou o mundo através de hollywood e se tornou a primeira imagem brasileira pop global. e iara costura todo esse tropicalismo em um video de pouco mais de dois minutos.

p.s.: ah, iara tem feito uns vídeos-poesia olhando direto pra câmera em um blog próprio, o iara diária. vale bem a visita.

Um comentário:

lucianohortencio disse...

Parabéns pelo excelente Post sobre a soprano, pesquisadora e folclorista ELSIE HOUSTON.
Quando puderes, dá uma olhada no post que escrevi sobre Elsie?
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/elsie-houston-muito-prazer-em-conhec-la?xg_source=activity

lucianohortencio