domingo, 10 de maio de 2009

a mulher mais bonita do brasil em 2009

22h12. com mil diabos, perdi as primeiras imagens do miss brasil 2009. quando cheguei na sala as moças já sacudiam pra lá e pra cá ao som de sambas e xotes; aquele forrobodó no memorial da américa latina, em são paulo. todas no palco, umas vem para frente, outras vão para trás. mas são quantas mesmo? opa, perfilaram. entram as apresentadoras, misses de outros tempos, renata fan e nayla micheriff. a loura e a morena respondem a minha dúvida. 27. 27 meninas, com idades que variam de 18 a 25 anos.

bem, o tema desta edição do concurso é “riquezas brasileiras”. renata fala de capim dourado, rendas e pedras. nayla micheriff cita o ibge e lança ao mundo a existência de 8 milhões de artesãos no país sendo que não sei quantos por certo são mulheres. imagino que seja um número alto já que o dado foi citado e está acontecendo um concurso de beleza feminina. hora do primeiro clipe. é um pouco sobre a preparação das moças no dia e, principalmente, sobre as acomodações de luxe. “o hotel é lindo, tem uma estrutura linda”, vaticina a miss são paulo. pelo que deu pra entender, a preparação consistiu em maquiagem, pura e simples. intervalo.

maravilha. meu momento preferido, o desfile de trajes típicos. e carolina que não sai do computador lá no escritório. esta parte do concurso possui jurados próprios e são três: o carnavalesco da unidos da tijuca, uma designer de jóias e um estilista. o(a) autor(a) do traje mais original ganha um prêmio, mas não sei qual é, tinha ido na cozinha (é 5 mil, vi depois). carolinaaa. nada. vem daqui há pouco.

ABREM-SE AS CORTINAS - vamos então aos trajes típicos. acre vem como... uma jardineira? ah, é uma homenagem aos seringueiros, povo trabalhador. devia ter imaginado já que ela trazia em uma das mãos uma bandeirinha com o rosto de chico mendes. alagoas vem com fitinhas, toda folclórica. amapá vascilou um pouquinho na hora de dizer qual era seu estado, mas entrou bem no palco como um pássaro, de asas abertas. sendo mais preciso, é um beija flor. amazonas veio de deusa indígena neutra, nem caprichoso, nem garantido. a princício não entendi bahia, mas ajudou quando as apresentadoras disseram que era “uma exaltação às negras raízes da bahia”. ceará desceu a escadaria cheia de cajus, o ouro da terra. distrito federal veio trazendo uma plumagem espetada com as bandeiras de todos os estados. espírito santo é a rainha do café, enquanto goiás estava com um vestido que simbolizava a riqueza de seu solo. não entendi maranhão, mas saquei na hora que mato grosso estava de árvore pantaneira, com direito a um tucano no braço. mato grosso do sul parecia que tinha acabado de voltar de um safári, mas era mesmo uma vaqueira do pantanal. agora, minas gerais ousou. nada menos que uma nossa senhora com decotão. por mim, levava. mais folclore no pará como uma dançarina de carimbó, na paraíba toda junina, no paraná com a lenda da criação das cataratas do iguaçu, e em pernambuco com uma homenagem ao mestre vitalino (aliás, a primeira negra). também não deu pra entender o piauí, mas tinha a ver com o delta do parnaíba. rio de janeiro veio de carmen miranda e o rio grande do norte trouxe uma lenda e uns botos (ou golfinhos?). tome mais natureza na fauna e flora da amazônia de rondônia, nas riquezas de alguma serra de roraima e nas cebolas de santa catarina (a única loura do concurso). são paulo, a anfitriã do evento, valorizou sua capital fashion (e era também a segunda e última negra a participar desta edição). sergipe prestou loas a maria bonita e, por último, tocantins foi tomada pelo capim dourado.

olha, chuto como favoritas ao caneco (digo, à coroa), e sem nenhuma ordem específica, as misses ceará, minas gerais e rio grande do norte. pensamento interrompido pelas apresentadoras que anunciam: “e nesse clima tão nosso, tão brasileiro... jorge aragão!!!”, que vai de playback mesmo e manda ver em “disciplina”. ok, hora da verdade (sobre a fantasia). é minas gerais! é a religiosidade (com decotão) do nosso povo! intervalo. carolina chega e, agora, o miss brasil 2009 começa de verdade.

ave maria, minas gerais!

PEDRARIAS, BIQUINIS E DOIS OFURÔS FUMEGANTES - recomeçou. e carolina já coloca uma questão importante: “minas gerais está para o miss brasil como a venezuela está para o miss universo?”. suspense. será que leva? agora são roupas de gala e de roupas de gala eu não falo. muitas pedrarias e tal. e não transo swarowski. carolina logo aponta, e também aleatoriamente, para minas gerais, goiás, mato grosso, pará, distrito federal, paraíba e rio grande do norte. sim, ela tem dificuldade em fechar em poucas opções. logo derrubará goiás de sua lista. mas entra um novo clipe com alguns momentos de malhação, no tal hotel lindo, e um ida tímida à piscina. não tiram jamais as faixas, e muito menos os roupões. a diversão acaba em um ofurô. umas três ou quatro de cada vez. “ê, caldão de miss!”, dispara carolina.

uma nova hora da verdade: o desfile de biquínis. “julguem a plástica das meninas”, aconselha renata fan. a plástica, sei. e elas voltam a dançar, todas juntas, ao som de um pout pourri de jorge ben. é aquilo. 1, 2, 3, meia volta, chove chuva. abaixou. levanta, esse país tropical. e depois o desfile solo. carolina fica um pouco indignada com a miss roraima e dispara mais uma: “pelamordedeus, vá timbora!”. no mais, a miss rondônia tem um quê de carrie fisher (a princesa leia), a miss paraná tem olhos de alcione mazzeo, a miss rio grande do sul tem um nariz à la michael jackson e a miss piauí parece um oompa loompa, aqueles ajudantes coloridos do willy wonka. mais não falo. e lá vem outro clipe que flagra as moças dando um tapa no cabelo lá no salão do marco antônio de biaggi, um dos jurados. o clipe continua, mas muda de cenário. elas foram, sempre de faixa e sempre em fila indiana, até a casa da fazenda, no morumbi, para bater um rango e depois votar secretamente na missa simpatia. alguém sabe dizer se já houve uma miss simpatia que virou miss brasil ou mundo? sei que a pergunta é estranha, mas é que me veio, sei lá. ganhou pernambuco. pergunta que não quer calar: miss simpatia é sempre uma consolação? intervalo.

COMIDA PARA QUEM PRECISA OU ÉRAMOS 15 - renata e nayla mudam de figurino para apresentar um novo clipe com passeios das misses por são paulo. tudo começa com um café da manhã no próprio hotel. depois vão pra aquele restaurante mancini na rua avanhadava. com barriga cheia encaram uma espécie de terapia em grupo ou pelo menos algo parecido, afinal teve cena de gente chorando. aula de etiqueta também rolou. “passem credibilidade” e “é preciso valorizar o que se tem de melhor” foram algumas das frases ouvidas com atenção. aí elas se mandaram para o instituto brasileiro do câncer. cidadania dá fome e o ônibus do concurso as deixou no vento haragano. devem ter se acabado no rodízio porque o clipe foi encerrado com elas cantando em coro “extravasa”, aquela da claudia leitte. “pensam que vida de miss é sombra e água e fresca?”, questiona renata fan. jamais pensei isso. intervalo.

opa, agora na peneira só passarão 15 e o voto popular já garante minas gerais entre as finalistas. tambores anunciam, aleatoriamente sempre, que ainda ficam na disputa as misses rio de janeiro, são paulo, espírito santo, ceará, paraíba, rio grande do sul, pará, rio grande do norte, mato grosso do sul, bahia (jura?), goiás, santa catarina (jura mesmo?), paraná e distrito federal. para as restantes sobra um “vocês foram perfeitas” enquanto se comprimem em uma das saídas na parte superior do palco. vocês foram perfeitas e o ônibus tá esperando lá fora. pausa para os nossos comerciais.

as 15 que sobraram encaram a passarela de trajes casuais com apliques providenciados pela fátima rendas. minas gerais gosta de viajar e de estar próxima da natureza. rio de janeiro gosta de malhar e jogar tênis. são paulo adora malhar. espírito santo não gosta de nada (ou pelo menos foi o que renata fan achou porque não citou nada). ceará adora dançar. paraíba adora viajar. rio grande do sul tem como passatempo a patinação. pará gosta de caminhar, ouvir música e tem mania de ler antes de dormir. rio grande do norte gosta das praias do seu estado e não dispensa ficar em casa com a família. mato grosso do sul adora dançar. bahia gosta de andar a cavalo, sair com os amigos e viajar. goiás gosta de ir ao cinema. santa catarina passa suas horas livres lendo. paraná adora desfilar. distrito federal não dispensa um bom cineminha.

novo clipe. novos agitos na noite da capital. foram numa cantina no bixiga (disso a organização não pode ser acusada; as moças foram bem alimentadas). assistiram “a bela e a fera” na broadway paulistana. “é um espetáculo surpreendente”, afirmou miss paraná. depois mandaram uma pizza no piola, dançaram ritmos latinos no rey castro e encerraram a noite em outra cantina, agora no jardins. dormiram todos os dias de barriga cheia, enfim. “elas voltarão aos seus estados com muita história pra contar”, é novamente renata fan, que fez curso de dicção e gestual na escola bestshop tv.

MISS NÃO É SÓ BELEZA OU ÉRAMOS 10 - tensão. agora é de 15 pra 10 e as moças receberão a notícia de maiô. maiô da sweet cacau, claro esteja, bem como o biquíni. agora, acho um pouco cruel ser eliminada em rede nacional trajando um maiô, mas deixa pra lá. ficam então rio de janeiro, minas gerais, pará, ceará, rio grande do sul, rio grande do norte, santa catarina (“ação afirmativa pra loura é o fim da picada”, pensei), bahia (azarão total), distrito federal e paraná. em um novo clipe, as 10 restantes explicam porque desejam ser miss brasil. “ser miss abre portas para várias áreas como o jornalismo, que é a minha área”, afirma minas gerais. e taí uma verdade, abre mesmo.

desfile de maiô, minha gente. rio de janeiro gosta de pizza, mas evita. minas gerais gosta de esportes radicais como mergulho e rapel. pará gosta de ler e quer olhar para trás com a sensação de dever comprido. ceará tem como símbolo a escritora raquel de queiroz, a inteligência da mulher cearense. rio grande do sul diz que foi uma honra ter sido escolhida a miss de seu estado. rio grande do norte quer se realizar no lado profissional e no pessoal, e quer conhecer a grécia. santa catarina comenta que o povo catarinense é muito acolhedor. bahia chama a bahia de terrinha boa, de onde ninguém quer sair. distrito federal acredita que só chegou até aqui pela vontade de deus. paraná tem como símbolo sua mãe, que sempre lhe deu muita força.

Bem, recordar é viver e sobe ao palco a miss brasil 2008, natalia anderle. perguntam como foi a experiência e natalia não se faz de rogada. toma o microfone de renata fan e diz que “foi lindo. descobri que ser miss não é só beleza. tem que se preocupar com as causas, com as questões socioambientais... porque eu que sou green model...”, e o tempo pareceu congelar, o mundo girando e girando... green model!!! ok, intervalo.

ONDE AS FRACAS NÃO TEM VEZ OU ÉRAMOS 5 - de 10 pra 5 e ficam minas gerais, rio grande do norte, ceará, pará e distrito federal. boa seleção, até me surpreendeu. mas surpresa mesmo vem agora com as perguntas, a etapa que diferencia as meninas das mulheres. mas renata fan vai logo avisando que “aqui não é teste de inteligência, muito pelo contrário. é de comunicação”. beleza. combinado. quem merece ser aplaudido de pé, ceará? minha mãe, mulher guerreira, exemplo de mulher e cidadã. qual o homem ideal, minas gerais? o apaixonado. rio grande do norte ganha pontos ao chorar lembrando de um ensinamento de seu avô já falecido. um dia foi pedir emprestado dinheiro pro avô e ele perguntou se ela queria emprestado ou dado, afinal são coisas diferentes. “foi a consolidação da minha honestidade”, disse. não deu pra sacar o que uma coisa teve a ver com a outra, mas uma lágrima escorreu. pará acaba metendo os pés pelas mãos até dizer que ayrton senna faz falta. distrito federal agradece ao criador mais uma vez e afirma messianicamente que “foi deus que criou tudo isso aqui!!!”

o último clipe traz uma visita das misses ao palácio dos bandeirantes, residência do governador josé serra. são os momentos mais fortes da noite com serra de mão mole, olhar bobo e aquele incontornável sorriso amarelo e assustador. fotos e mais fotos. pode acabar logo, por favor?

E O OSCAR VAI PARA... - renata e nayla criam aquela atmosfera de suspense para dar nome aos bois. dá pra cortar o ar com uma faca de tão denso. e o quinto lugar vai para... ceará (que, no entanto, ganhou como melhor nome, khrisley karlen). o quarto lugar é do... pará. já o terceiro vai para o distrito federal. ficaram minas gerais e rio grande do norte. quem leva? deusdocéu, e agora? elas se olham, dão as mãos, riem e choram... a miss brasil 2009 é... a miss brasil 2009 é... rio grande do norte!!! “nossa, a minas gerais ficou muito puta dos infernos”, é carolina e seu olhar cirúrgico. pois é isso, nessa noite de glamour e beleza, a vencedora foi a potiguar larissa costa, formada em pedagogia e locada na secretaria de educação do estado. ganhou, entre outras coisas, um carro no valor de “quase 100 mil reais e com toda a documentação paga”, segundo nayla, e 200 mil reais em contratos (mas não falaram que tipo e nem com quem). e estará, claro, representando o brasil no miss universo que acontecerá em 23 de agosto nas bahamas. 1h10 da manhã. fim das nossas transmissões.


taí, a mulher mais bonita do brasil: larissa costa

8 comentários:

Daniela disse...

Divertido! Vou acompanhar no ano que vem! Vcs já fazem isso há um tempo, né? Beijos! Dani

Dafne Sampaio disse...

hehehe... eu e carolina curtimos o lado b, c & d da tv brasileira. principalmente da tv aberta, que não é coisa pra amadores.

Fernando de Almeida disse...

Muito bom, davizinho.
Ao invés de fazer sua ilustra logo fiquei aqui lendo a miss brasil.
Sensacional.

Tati disse...

Muito bom!! Mas o melhor é sua comentarista, Dafne... em 2010 não tem pra quem, é Carolina direto da Band para todo o Brasil...

Davi Tangerino disse...

Sensacional. Fiquei me perguntando onde eu estava que perdi essa loucura toda. Ano que vem tá todo mundo convidado a assistir lá em casa!

Dafne Sampaio disse...

olha só, no dia 23 de agosto tem miss universo. vamo assistir junto. loucura total.

Davi Tangerino disse...

Marcado!

Mari Varella disse...

O melhor foi a lição de vida do avô da miss Rio Grande do Norte. O que é isso, meu Deus? amei. bjs